quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ferramentas de Comunicação e a aprendizagem:

A presença da Internet oferece ao educador uma oportunidade para reestruturar e melhorar o ambiente de aprendizagem. O conceito de professor-aluno, já enraizada na nossa cultura e da sociedade sobre as eternidades, divergiu para gerar vários tipos de relacionamentos, tais como tutoria, estágios e aprendizados. A base do nosso sistema educacional ainda é a sala de aula. Na técnica clássica, o professor e alunos estão fisicamente, no tempo e no espaço, justapostos. A essência da técnica é o professor. Pergunte a qualquer aluno, e ele lhe dirá que o professor faz o curso. Assumindo, então, que a essência do paradigma da sala de aula é o professor ou instrutor.É agora possível, e desejável, em muitos casos, ir além da sala de aula física. Este "desmame da" Sala de Aula causa impactos tanto nos participantes como no processo. Como a essência da sala de aula que era o professor, pode mudar de modo a essência do curso on-line passa r a ser o facilitador.?

Habilidades desejaveis para o facilitador:
1. Competência Educacional- uma sólida formação nos conteúdos das áreas de assunto específico ou cursos.
2. Experiência e conhecimentos - Ter experiência em formação e / ou trabalhar nas áreas específicas.
3. Habilidades interpessoais - qualificados e capazes de interagir para estimular a discussão em grupo, e a capacidade de motivar os participantes.
4. Conhecimentos de informática - a rede de alfabetizados, familiarizados com a linguagem da Internet, e conscientes dos recursos da rede.
5. Habilidades de programação - ser capaz de modificar os programas para melhorar seu desempenho com base em respostas dos participantes e discussões. Mas, talvez o mais importante, o facilitador tem que ser animado, animado com o que fazem, animado sobre como eles fazem isso. Eles precisam comunicar a sua emoção para os participantes, infectar os participantes com ele, e motivá-los a fazer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário